Alimentos Essenciais para uma Pele Saudável e Bonita

Atualizado: 5 de Mar de 2019



Sua pele é o reflexo do seu ser interior.


Além do estilo de vida e da genética, o que você come desempenha um papel importante na saúde da sua pele. Comer os alimentos certos não só irá melhorar a sua beleza natural, como irá ajudar a minimizar rugas, acne, inflamação e outras condições relacionadas com a pele. A maioria das pessoas costuma tratar a pele com produtos químicos, mas não aborda a raiz do problema, que pode estar "dentro" dela. Seus segredos de beleza mais bem guardados estão bem aí, na sua despensa.

Lembre-se de ingerir alimentos que contenham esses nutrientes com freqüência e você terá os benefícios de ter uma pele bonita, brilhante e saudável.




Como a vitamina E, a vitamina C também é um poderoso antioxidante. A vitamina C ajuda a reduzir o estresse oxidativo no corpo e pode diminuir o risco de câncer. A vitamina C também está envolvida na síntese de colágeno, uma proteína importante para tornar sua pele flexível. Muitas frutas e verduras são ótimas fontes de vitamina C, portanto, certifique-se de incluí-las em sua dieta.

Alimentos ricos em vitamina C: brócolis, couve de Bruxelas, pimentão, goiaba, acerola, beterraba, morango, pimentão vermelho e verde, couve, salsa, couve e nabo.


O selênio é um poderoso mineral antioxidante responsável pela manutenção da firmeza e elasticidade da pele. Este mineral não só previne a acne, mas também ajuda na prevenção do câncer de pele, além de promover a absorção e aumentar a função antioxidante da vitamina E, que é armazenada, principalmente, na pele. O resultado final é uma pele brilhante e menos deterioração do colágeno da pele.

Alimentos ricos em Selênio: Castanha do Pará, Trigo, frango, arroz, ovos, carne, feijão, fígado, gérmen de trigo, frutos do mar e grãos integrais.

Apesar dos benefícios do mineral, é importante não exagerar no seu consumo. A recomendação é não ultrapassar a ingestão de 400 mcg de Selênio diariamente, de acordo com o Instituto de Medicina dos Estados Unidos.



A vitamina E é uma das principais vitaminas para a saúde da pele. Quando combinada com vitamina A, a vitamina E é especialmente eficaz na prevenção de certos tipos de câncer de pele. Devido a suas propriedades antioxidantes, a vitamina E ajuda a combater os radicais livres causados ​​pela poluição, fumo, alimentos processados ​​e exposição ao sol. Os radicais livres são os catalisadores do envelhecimento prematuro da pele, como as rugas. Alimentos ricos em vitamina E: Amêndoas, ovos, nozes, abacates, aspargos, sementes de girassol, espinafre, aveia e azeitonas.



Os ácidos graxos Ômega 3 oferecem benefícios de cura em várias condições inflamatórias, como eczema.

O Ômega-3 também gerencia a superexposição dos níveis de cortisol, o que, por sua vez, ajuda a manter a pele flexível e protege contra a formação das rugas.Eles também são responsáveis ​​pela regeneração da pele, conteúdo de umidade e flexibilidade geral. Uma vez que o corpo não produz esses ácidos graxos, eles devem ser incluídos na sua dieta.

Alimentos ricos em Ômega-3: Nozes, salmão, cavala, sardinha, sementes de linhaça e sementes de chia. Você também pode complementar com uma pílula de óleo de peixe.

Nas mulheres adultas é indicado o consumo de 90 mg/dia e para os homens, 160 mg/dia.



A vitamina A é fundamental para a reparação e manutenção da pele. Se sua pele é seca e vive descamando, pode ser um sinal de que você é deficiente em vitamina A. O beta-caroteno, o precursor da vitamina A, é um antioxidante encontrado em alimentos de cores vivas. Este antioxidante ajuda a reduzir os danos dos radicais livres que ocorrem devido a danos na pele causados ​​pela superexposição ao sol.

Alimentos fontes de Vitamina A e Betacaroteno: Fígado, couve, aspargos, pêssegos, beterraba, couve, espinafre, ovos, batata-doce, melão e pimentão vermelho.


Eu prometo que você notará uma grande diferença na aparência da sua pele ao alimentar seu corpo com os nutrientes de que precisa!


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