top of page

Sistema Linfático

Atualizado: 3 de jan. de 2022

O que é e porque é importante que você o conheça bem.



Um Sistema Linfático eficiente ajuda a defender seu corpo contra germes, como bactérias, vírus e fungos que podem causar doenças, ou seja, é o nosso sistema linfático que nos mantém saudáveis.


Neste post você encontrará:

  1. O que é o Sistema Linfático

  2. Quais as funções do Sistema Linfático

  3. Como posso ajudar meu Sistema Linfático



O que é o Sistema Linfático


Imagine uma malha rodoviária, onde cada curva, cada reta, cada retorno fosse planejado para que o trânsito fluísse livremente e nos livrasse daqueles engarrafamentos terríveis.


Assim é nosso Sistema Linfático. Uma rede de tecidos e órgãos que ajudam a livrar o nosso corpo das toxinas, resíduos e outros materiais indesejados.​


Sua principal função é transportar a linfa, um fluido que circula através dessa rede, sendo rica em glóbulos brancos e proteínas que auxiliam nosso sistema imunológico a combater infecções, porém ela também carrega toxinas.


​Cabe ao nosso sistema linfático coletar o excesso de líquido dos tecidos, purificá-los e devolvê-los à corrente sanguínea.


Quando nosso sistema linfático não consegue varrer esses líquidos em excesso, eles podem se acumular, causando inchaço e aumentando o risco de infecção.


Ativar o fluxo linfático por todo o corpo é importante para estimular o nosso sistema imunológico.

Observe foto abaixo. Você consegue imaginar o motivo do engarrafamento... Um carro quebrado na via, uma obra de pavimentação adiante, chuva, semáforo quebrado??


Seja lá o que for, uma pequena causa pode se transformar em uma grande consequência.



Comece a observar os sinais do seu corpo. Se você está se sentindo lento, dolorido ou anda muito suscetível a gripes e resfriados, é muito provável que seu sistema linfático esteja "engarrafado".


Quais as funções do Sistema Linfático?


  • Remover o excesso de líquidos dos tecidos do corpo

  • Eliminar substâncias residuais (ácidos graxos e glicerol) do seu metabolismo para o sistema circulatório, onde serão metabolizadas

  • Produzir células do sistema imunológico (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos, denominadas células plasmáticas).

Se lembrou do resultado do seu último exame de sangue?


"Linfócito é um tipo de célula que faz parte da defesa imediata do corpo atuando contra células cancerígenas e infecções virais" (Dr. Drauzio Varella)


Como você pode ajudar seu Sistema Linfático?


Há uma série de maneiras fáceis e eficazes para você melhorar a saúde de ambos os seus sistemas - circulatório, cardiovascular e linfático:



  • ​Beba muita água (mínimo 2 litros por dia).

Eu sei... eu sei... e a preguiça de ir no banheiro toda hora? Quem nunca? Mas se lembre, tudo na vida é uma troca. Lembra daquele famoso ditado popular "é dando que se recebe"? Quer um organismo saudável? Dê água para ele!




Alimentação saudável.

Comece de maneira bem simples. Cozinhe, refogue, frite e asse sem óleo e evite o excesso de sal.

Prefira ervas frescas para realçar o sabor dos alimentos. Você vai notar uma "baita" diferença! ;)






A terapia de drenagem linfática manual.

Na maioria das vezes, a drenagem é segura, mas existem algumas condições onde o aumento do fluxo linfático seria prejudicial. Por isso a importância de você observar sempre as contraindicações de qualquer procedimento.




Procure exercitar-se regularmente. Não gosta de exercícios? Na internet está cheio de casos de pessoas que conseguiram se beneficiar transformando os exercícios em uma atividade prazerosa, se exercitando de uma maneira diferente. Crie a sua! Se reinvente! O importante é não ficar parada. Agite-se!!!


E se lembre sempre....


Quem canta "e dança" seus males espanta! '... Let´s rock! Everybody let´s rock'




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page