Tipos de Pele - Qual é o seu?

Atualizado: 3 de jan.

VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS TIPOS DE PELE?




Ao se deparar com um tratamento, seja no qual se destina a eliminar marcas de acne, rejuvenescer a pele ou remover tatuagens, é preciso saber que tipo de pele você possuiu. Na LUX CLINIC realizamos um estudo completo parar conhecer as características da pele das nossas clientes mas, no entanto, aconselhamos sempre que todos estejam atentos ao seu tipo de pele.





CARACTERÍSTICAS DA PELE:




Ter em conta as características da pele é de vital importância na escolha dos tratamentos em creme ou gel para o uso diário. Um creme para pele oleosa terá efeito diferente se for aplicado por pessoas de pele seca ou se, pelo contrário, se tiver pele realmente oleosa.

As características de cada um dos tipos de pele podem ser classificadas em quatro grandes grupos, mas vale lembrar que haverá exceções como a chamada pele atópica ou mesmo aquela pele que apresenta algum tipo de patologia.

  • Pele normal: Há quem considere o adjetivo “normal” muito amplo. A verdade é que todas as peles são normais, mas mesmo assim, peles consideradas normais costumam caracterizar por ter um bom equilíbrio, pois não possuem muita gordura, nem são muito secas. No entanto, não devemos descartar que uma pessoa com pele normal também possa apresentar problemas de ressecamento ou excesso de gordura em determinados momentos.

  • Pele seca: Neste caso a pele não apresenta tanto sebo como o que seria considerado normal para um ótimo equilíbrio na pele. Por não ter a quantidade adequada de sebo, a pele ficará mais seca e não reterá tanto a umidade, de forma que aparecerão mais áreas rachadas ou descamadas.

  • Pele mista: este tipo de pele caracteriza-se por apresentar em diferentes áreas diversos tipos de pele das já mencionadas. Desse modo, por exemplo, vamos descobrir que a pessoa pode ter um tipo de pele nas bochechas e outros na zona T do rosto. Quem tem pele mista deve escolher tratamentos que visem equilibrar todas as áreas, sem adicionar muita gordura, mas também sem ressecar.


  • Pele oleosa: Ao contrário da pele seca, neste caso existe sebo, mas está presente em excesso. Este tipo de pele caracteriza-se por possuir poros cutâneos muito visíveis e um brilho excessivo, visto que o sebo é o óleo da própria pele.



CONHEÇA SEU TIPO DE PELE PARA SABER OS TRATAMENTOS QUE DEVE USAR:

Quando nos perguntamos porque devemos conhecer nosso tipo de pele, é importante deixar claro que, conhecendo as características da nossa própria pele, podemos abordar o tratamento dela através de produtos cosméticos de forma mais personalizada. É óbvio que os cuidados que a pele seca e oleosa não são os mesmos.


Conhecendo o nosso tipo de pele podemos não só adquirir o produto certo para ela, mas também dar-lhe cuidados na hora certa e, assim, prevenir certos problemas de pele no futuro.

Se pensarmos em como saber que tipo de pele eu tenho, podemos simplesmente nos colocar na situação e ver se as características dos diferentes tipos de pele descrito na primeira parte do nosso post, se encaixam com a nossa pele. Desta forma, uma pele que não apresenta brilho não pode ser oleosa e se apresentar fissuras e ressecamento pode ser uma pele seca.




QUER TER CERTEZA SOBRE O SEU TIPO DE PELE E OS CUIDADOS QUE DEVE TER PARA MANTÊ-LA SEMPRE SAUDÁVEL E FRESCA?




Posts recentes

Ver tudo